Visualizações

terça-feira, 16 de setembro de 2008

De Pernas para o Ar bem assentes na Terra…

Debaixo de nós, num mundo distante, vive um certo crocodilo cor-de-rosa, escritor de histórias fantásticas – o Carinhodrilo.
No Mundo de Pernas para o Ar existem enormes flores de muitas cores, arvorezinhas pequeninas verdes e vermelhinhas; os frutos suculentos e deliciosos, nascem de lindos cogumelos que delimitam o Grande Mar dos Mistérios. O sol brilha no céu azul e reflecte um lindo arco-íris colorido. É um mundo muito alegre onde todos vivem felizes.
O Carinhodrilo vive no Mar dos Mistérios. Está sempre na praia, deitado ao sol, a escrever as suas lindas histórias.
Lá no Mar dos Mistérios também vivem uns peixes muito esquisitos: os Sem-Coração, são feios, grandes e têm umas asas que parecem de morcego. Eles gostam de fazer maldades e sempre que incomodam o Carinhodrilo este fica furioso abre a sua grande boca e … desenha-lhes um coração com os seus lápis mágicos; então os Sem-Coração transformam-se em peixinhos carinhosos e amigos.
Os Sem-Coração alimentam-se de uns gatinhos com asa, os Noplise, muito rápidos e simpáticos que bebem chá e comem ervas aromáticas como a salsa, os coentros, a hortelã e outras. Quando estes gatinhos encontram um Sem-Coração fogem cheios de medo e gritam:”Noplise! Noplise!” é daí que vem o seu nome.
Quando o Carinhodrilo acaba de escrever uma das suas lindas histórias fantásticas gosta logo de a oferecer ás crianças, mas como é muito pachorrento e pesado nunca consegue viajar para o mundo dos mortais. Ele fica sempre um bocadinho triste e por vezes até deita dos seus olhos verdes umas lágrimas de crocodilo. Mas logo vão ter com ele uns pequenos amiguinhos de orelhas pontiagudas são os gnomos. Os gnomos são como pequenas crianças travessas. Gostam muito de pregar partidas especialmente aos mortais.
Então os gnomos pegam no livro das histórias do Carinhodrilo e viajam até ao mundo dos mortais, nas costas dos Noplise, deixando as histórias nas escolas ou casas das crianças.
Mas, ás vezes, o Carinhodrilo também gosta de ler as suas histórias aos seus amigos do Mundo de Pernas para o Ar. Então, à noite, os Dragões Guardiães, a Pimpinela e o Pimponeto, cospem fogo para acender fogueiras que servem para cozinhar e para aquecer todos os seus amigos, enquanto estes adormecem ao som das histórias do Carinhodrilo.
Numa dessas noites de tertúlia, os Sem-Coração ficaram muito agitados…saltam e voam sem parar para os Noplise mordiscar! Os Noplise fugiram e gritaram muito alto. Os gnomos começaram a saltar, os Dragões não paravam de chorar e o Carinhodrilo muito zangado pegou nos seus lápis para corações pintar. Que grande confusão! O barulho é ensurdecedor e de repente…ouve-se um grande trovão! Abate-se uma enorme tempestade sobre o mundo ao contrário. Chuva, relâmpagos, trovões e….um grande trambolhão:
- O que é isto!? Perguntaram todos cheios de medo.
Assustados, os nossos amiguinhos vão investigar. Encontram um Carinhodrilo diferente a chorar – de cor azul, um grande laço na cabeça e umas lindas unhas vermelhas.
- Quem és tu? Perguntaram
- Chamo-me Drilacarinha e cai do Mundo ao Contrário por causa do barulho e da tempestade.
A Drilacarinha estava triste pois não conhecia ninguém naquele Mundo de Pernas para o Ar. Mas os Dragões que eram muito carinhosos e protectores, abraçaram a Drilacarinha e apresentaram-na a todos os amigos.
A Drilacarinha pediu ao nosso Carinhodrilo os seus lápis de cor e começou a desenhar. Fazia desenhos muito bonitos. O Carinhodrilo ficou todo contente pois assim a sua amiga poderia ilustrar todas as suas histórias fantásticas. As crianças iriam ficar tão felizes!


Vitória, vitória….acabou-se a história!

História imaginada por Cláudia Carrilho, Marina Cruz, Rita Seno.

Sem comentários: